Organizar a casa não precisa ser uma tarefa dolorosa e exaustiva. Com um pouco de planejamento e algumas dicas simples, você pode manter a casa arrumada de forma prática e sem estresse.
Aqui estão algumas dicas:
Organize por cômodo – Não tente arrumar a casa inteira de uma vez. Vá com calma, cômodo por cômodo.
Faça uma limpeza rápida diária – 10-15 minutos por dia já ajudam a manter a casa limpa.
Use cestos e caixas – Guarde itens fora de lugar rapidamente.
Desapegue com frequência – Menos coisas significa menos para arrumar.
Defina um lugar para cada coisa – Facilita a organização e evita a bagunça.
Peça ajuda – Organizar a casa pode ser mais leve com a ajuda de todos da família.
E você, tem mais alguma dica que funciona no seu dia a dia? Compartilhe nos comentários e vamos aprender juntos!
Minha dica é sempre que você tirar algo do lugar colocar de volta e não deixar pelos cantos da casa. Pequenas bagunças se acumulam e no final da semana a gente vai ter uma bagunça muito maior para organizar.
Você tem toda razão, Joyce! É uma dica simples, mas tão eficaz. A pequena ação de devolver algo ao seu lugar imediatamente evita que pequenas bagunças se transformem em um verdadeiro caos. É o princípio do “um lugar para cada coisa”. Muito bom compartilhar isso!
A organização, seja de uma casa ou na sua mesa de trabalho, representa um sentimento de controle e disciplina. Então, têm dias que a pessoa sente mais vontade de organizar a casa. Isso acontece, geralmente, quando ela também tem um sentimento de organizar ou reavaliar a vida também. Organização traz energias positivas, principalmente, nos quartos.
Você tem toda razão, Joseane! A organização vai muito além do físico — ela realmente reflete e influencia nosso estado emocional e mental. Quando organizamos espaços, estamos, de certa forma, organizando nossos pensamentos e sentimentos. E sim, os quartos são especialmente importantes: são nossos refúgios, onde descansamos e recarregamos as energias. Um quarto organizado pode trazer calma, clareza e até melhorar a qualidade do sono.
Essa conexão entre organização e bem-estar é poderosa — e muitas vezes, quando sentimos a necessidade de arrumar a casa, é porque o nosso interior também está pedindo por um “reset”.
Obrigada por compartilhar essa visão tão sensível e profunda!
Dica extra: Que tal começar hoje mesmo por um pequeno canto? Um canto organizado pode ser o primeiro passo para uma casa e uma vida mais equilibradas. Você já está no caminho certo!
Que ótimo ver essa troca de experiências, Joseane!
Você tocou num ponto fundamental: o hábito. Quando a ação de “devolver ao lugar” vira rotina, ela deixa de ser um esforço e passa a ser natural. É assim que a organização se sustenta a longo prazo, sem que a gente precise de grandes “maratonas” de limpeza de fim de semana.
A combinação da dica da Joyce (ação imediata) com a sua observação sobre o hábito e a energia dos espaços cria um ciclo muito positivo!
Alguém mais tem alguma estratégia para transformar a organização em um hábito automático? Ou alguma dica de como manter essa energia positiva mesmo nos dias mais corridos?
Antigamente eu tirava um dia para arrumar tudo, as vezes ia dormir de madrugada, mas só parava quando terminava, hoje eu me dou o meu tempo, também comecei a praticar o desapego, ajuda muito a diminuir a sensação de ter muita coisa para arrumar, quando na verdade era muita coisa para acumular rsrsrs
Por aqui estou mantendo uma caixa organizadora e vou colocando tudo que tem ficado fora do lugar. Quando possível organizo tudo no seu devido lugar, ao invés de ficar o tempo inteiro guardando algo!
Hoje pra mim, o mais difícil do processo de organizar a casa é o desapego… mas percebo que quando a gente solta o que não usa mais, tudo fica mais leve e prático. Organizar não precisa ser cansativo, é só ir aos poucos e com carinho com a nossa rotina
Aqui em casa utilizo o método FlyLady com uma perspectiva católica, e ele tem me ajudado muito na organização do lar. O método original é americano, mas conheci uma versão enriquecida por uma Personal Organizer brasileira, que associou cada tarefa doméstica e dia da semana a uma intenção espiritual inspirada na vivência da fé católica.
Isso transformou completamente minha forma de enxergar os cuidados com a casa. As tarefas deixam de ser apenas obrigações e passam a ser oferecidas com fé, como um ato de amor e serviço à família. Para quem busca colocar Deus no centro de todas as áreas da vida, é uma maneira muito bonita de unir organização, vocação e espiritualidade no dia a dia.
Que legal, não conhecia esse método Fly Lady! Vou pesquisar mais sobre, parece ser uma ótima forma de organizar a rotina sem se cobrar tanto. Obrigada por compartilhar essa dica!
Eu gosto sempre de tá desapegando de coisas que não usamos por muito tempo, sinto que acumular coisas deixam o ambiente mais pesado. Peço ajuda sempre que acho necessário, se todo mundo vive na casa, não tem porque uma pessoa viver sobrecarregada fazendo tudo sozinha.